Com mais de dez anos de existência, a Atvos Agroindustrial RJ é uma empresa que atua no setor sucroenergético brasileiro com a produção de etanol, açúcar VHP (Very High Polarization) e geração de energia elétrica renovável, a partir de biomassa, a fim de contribuir com a renovação da matriz energética brasileira e a redução de pegada de carbono.
Cultivamos cana-de-açúcar em uma área de 498 mil hectares e promovemos sua transformação em produtos que geram energia sustentável em oito unidades* industriais, distribuídas em cinco polos produtivos, em quatro estados brasileiros.
* Unidade Alcídia não operacional.
Na safra 2019/2020, ampliamos ainda mais o Programa de Fornecedores de Cana, em linha com nossa estratégia de otimização dos recursos próprios e maximização da utilização dos ativos industriais. Também observamos a maturidade de processos e resultados de investimentos realizados nos últimos anos.
Na safra 2019/2020, obtivemos uma série de avanços em conformidade e gestão de riscos, em linha com nossa Cultura Empresarial e a Política sobre Conformidade com Atuação Ética, Íntegra e Transparente:
No início da safra 2019/2020, apresentamos um pedido de recuperação judicial na Justiça do Estado de São Paulo com o objetivo de reestruturar financeiramente a empresa para preservar nossas operações e resguardar nossos fornecedores e parceiros. Na safra 2020/2021, avançamos com o processo de aprovação de nosso plano de recuperação judicial, o que fortalecerá nossa estrutura de capital e permitirá a retomada de investimentos para a sustentabilidade de nosso negócio.
Nosso Conselho de Administração foi provisoriamente extinto na safra 2019/2020. O plano de recuperação judicial aprovado pelos credores da Atvos, ainda pendente de homologação judicial, estabelece a reestruturação de nossa governança, com os seguintes elementos:
Ainda deverão ser contratados e mantidos até o encerramento da recuperação judicial Assessores de Fiscalização Agrícola e Financeiro para acompanhamento e fiscalização sobre os indicadores operacionais e financeiro e o cumprimento do plano de recuperação judicial.
A safra 2019/2020 também foi decisiva para garantir o credenciamento de todas as unidades operacionais na Política Nacional de Biocombustíveis, o Renovabio. Com nota de eficiência energética média de 60 gCO2/MJ, foram auditadas quase a totalidade da cana-de-açúcar produzida e, com isso, temos potencial para emitir mais de 2 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) na safra 2020/2021.
Com isso, geramos pré-CBIOs referentes a vendas de etanol produzido pelas unidades Conquista do Pontal (SP), Eldorado (MS), Santa Luzia (MS) e Rio Claro (GO). Para os próximos anos, acreditamos no sucesso do programa, que precifica o carbono de forma pioneira, o que representa uma ação efetiva no combate ao aquecimento global. Ele impulsionará uma matriz energética de transporte mais limpa e, consequentemente, melhorará a qualidade do ar nas cidades brasileiras e a vida da sociedade.
Nossa atuação é pautada por conceitos alinhados às demandas globais para o desenvolvimento sustentável. A Política sobre Sustentabilidade faz a conexão dos nossos desafios e estratégias com as tendências e boas práticas empresariais adotadas pelo mercado. Nosso Modelo de Negócio correlaciona-se com temas materiais para a Atvos, sob a perspectiva interna e de stakeholders externos, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Pacto Global.